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Aumente o som com rádio indoor e melhore o ritmo do seu negócio no ponto de venda

Atualizado: 9 de nov. de 2023

É sabido que os hábitos de consumo em diversos segmentos do varejo vêm passando por transformações e atualizações que impactam diretamente nos resultados do negócio. E, diante de tantas ferramentas de engajamento disponíveis atualmente para envolver o consumidor, o marketing sensorial tem demonstrado cada vez mais a sua importância e benefícios. Para se ter uma ideia, segundo dados da Harvard University, 95% das nossas decisões de compra são emocionais.


No ponto de venda, o ambiente de varejo é muito propício para o fortalecimento dos vínculos entre o cliente e a organização, e a atmosfera da loja é um atributo de marketing que precisa ser gerenciado estrategicamente, ele é um instrumento de diferenciação e posicionamento da empresa. Neste contexto, está a melhoria da comunicação através da rádio indoor.



CEO da RDS Multimidia
Fernando Ranschburg

Atuamos há 26 anos com marketing sensorial, somos pioneiros com a RDS em mídia indoor no varejo, e somamos cases comprovando que o sucesso de um negócio nessa área está atrelado à implementação e associação de diferentes estratégias de marketing, ressaltando o som como um dos principais diferenciais.


De acordo com levantamento da Spotify, a chance de uma empresa ser lembrada pelos clientes quando ela reproduz músicas que combinem com a identidade da marca é 96% maior, e a intenção de compra aumenta em 24%. No subconsciente, essa sonorização melhora a qualidade da permanência na loja e, consequentemente, a disposição para a compra. Dados da HeartBeats apontam que 35% dos clientes vão passar mais tempo na loja se tiverem identificação com a música. E 14% vão comprar mais do que o inicialmente planejado.


Dependendo do tipo de varejo, há a fixação da marca pelo subconsciente, que levará a pessoa a resgatar a experiência agradável proporcionada pela empresa na primeira oportunidade em que ela ouvir novamente as mesmas músicas, podendo despertar o desejo em retornar, ou preferir sempre o mesmo ponto de venda para realizar suas compras, porque é onde se sente melhor.


A loja física deixou de ser um lugar onde o cliente vai somente comprar produtos e passou a ser uma verdadeira "central de experiências", um espaço que funciona como mídia para as marcas e relacionamento com os consumidores.


Hoje, temos os profissionais de music branding para sonorização dos ambientes. Eles criam estratégias para que a música esteja alinhada com a marca e seu público-alvo, evitando que a empresa passe uma mensagem errada para o cliente.


De acordo com Elizabeth Margulis, professora de música da Universidade de Princeton e diretora do Music Cognition Lab, em divulgação feita pela Bloomberg, na época do Natal, "as canções natalinas colocam as pessoas no espírito festivo e, se houver música alegre e animada, elas provavelmente comprarão mais. Em 2022, marcas como GAP e Pandora começaram a reproduzir o som de Natal em suas lojas com antecedência e obtiveram melhorara significativa no faturamento.


Outro case, sobre um supermercado onde criamos estratégias voltadas exclusivamente para o setor de carnes, após implementarmos spots comerciais, um dos produtos registrou aumento de 65% nas vendas em uma campanha de 23 dias, e o outro expandiu em 108% comparado com o mesmo período do ano anterior. Esses resultados mostram claramente o desempenho dessas ferramentas no varejo.


Há, ainda, a função da rádio interna antes e depois do horário de funcionamento do estabelecimento para se comunicar exclusivamente com os colaboradores. Temas, como: perdas e prevenção, incentivo à participação em pesquisas, resultados e conquistas. Essa ferramenta gera diversos benefícios: efetividade na comunicação com as equipes; a gerência se torna mais ágil na comunicação interna; não depende que os colaboradores tenham celular em mãos, e se torna um canal de fácil acesso a todos. Foi assim que aconteceu em uma grade rede de lojas de itens esportivos em São Paulo quando atuamos.


Além disso, a era da comunicação on-line tem feito com que os conteúdos impressos migrem cada vez mais para o modelo digital, promovendo diversas vantagens, como: melhoria ESG (Environmental, Social and Governance) redução de custo na atualização de campanhas, ampliação de formatos e exposição em tempo real com a permanência do público.


A verdade é que as soluções digitais surgem como alternativa para oferecer o melhor atendimento possível, e o consumidor está sensível aos estímulos. Outro caso com dados consistentes, a partir de um levantamento pela FedEx Office, mostram que cerca de 79% das pessoas entrevistadas se lembram das mensagens que viram em painéis digitais. E pelo menos 48% da mostra indicaram uma reação positiva a esse recurso.


Para finalizar, outros números importantíssimos sinalizam para a importância do marketing sensorial no ponto de venda. Segundo informações apresentadas pela Retail Week Reports, 75% das pessoas preferem comprar em lojas físicas e o fazem mais vezes quando consideram o ambiente agradável. Metade dos consumidores que participaram da pesquisa também relataram que a tecnologia é algo que os instiga e faz passar mais tempo dentro desses espaços.

Aumente o som com rádio indoor!



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