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Como o Marketing Sensorial influencia 70% das decisões de compra

Atualizado: há 20 horas

A importância da experiência no PDV

Você já parou para analisar quanto do faturamento da sua loja depende da experiência do cliente no ponto de venda? Estudos apontam que 70% das decisões de compra são influenciadas por fatores emocionais e estímulos sensoriais. Ainda assim, muitas redes de varejo deixam de investir em estratégias eficientes de comunicação no PDV.


As compras presenciais seguem em alta, e tendência é que cresçam ainda mais. Em 2025, espera-se um aumento expressivo na demanda por experiências e entretenimento no varejo. De acordo com a NRF, as compras ao vivo oferecem a oportunidade de conectar marcas e consumidores de maneira mais personalizada e interativa.

CEO da RDS, Fernando Ranschburg ao lado do Celso Furtado, Vice Presidente de Vendas e Marketing na ABRAS, no Evento Pós-NRF'25
CEO da RDS, Fernando Ranschburg ao lado de Celso Furtado, Vice Presidente de Vendas e Marketing na ABRAS, no Evento Pós-NRF'25

Como a Experiência do Cliente impacta o faturamento?

O consumidor moderno não está apenas comprando produtos, mas sim experiências. O varejo não pode mais depender apenas de preço ou localização, a fidelização do cliente depende da conexão emocional e da conveniência no momento da compra.


Isso significa que um ambiente bem planejado, aliado a estímulos sensoriais adequados, pode impactar diretamente nas vendas e na retenção de clientes.


Clientes altamente engajados gastam 23% a mais em suas compras em comparação com consumidores não engajados. Harvard Business Review

Como mensurar investimentos em Marketing Sensorial?

Se você não pode medir, você não pode melhorar. Avaliar o impacto do Marketing Sensorial é essencial para justificar investimentos e otimizar estratégias.


Aqui estão alguns KPIs fundamentais para acompanhar:

  • Aumento no ticket médio: comparação do gasto médio por cliente antes e depois da implementação

  • Tempo de permanência no PDV: uso de heatmaps e sensores para analisar a retenção do cliente na loja

  • Taxa de engajamento no PDV: medição de interações com telas digitais e campanhas sonoras

  • Variação nas vendas por impulso: aumento na conversão de produtos estratégicos após estímulos sensoriais

  • Recall da marca: avaliação da percepção do cliente sobre a comunicação da marca após otimização do PDV


Segundo um estudo da Nielsen, estratégias de comunicação interativas no PDV podem aumentar a taxa de conversão em 33%. Leia mais sobre Marketing Sensorial 

Campanhas de alto impacto no varejo

O tempo do consumidor no PDV é curto, e você tem apenas segundos para capturar sua atenção. Suas campanhas precisam ser visualmente atrativas, bem posicionadas e alinhadas ao comportamento do shopper.


Como potencializar as campanhas?

  • Personalização com dados: segmente campanhas com base no comportamento de compra dos consumidores

  • Integração digital: conecte o PDV ao digital, utilizando QR Codes interativos e promoções omnichannel

  • Automatização e comunicação estratégica: mensagens automatizadas via Rádio Indoor e Digital Signage direcionam os clientes para produtos no momento certo


Se você não pode medir, você não pode melhorar. A mensuração do ROI da comunicação no PDV é essencial para justificar investimentos e otimizar estratégias.

Checklist: Revise, implemente e garanta um PDV que converte mais


  • Identifique falhas na comunicação e corrija pontos cegos

  • Implemente Digital Signage e Rádio Indoor para unificar mensagens

  • Utilize Marketing Sensorial para fortalecer o reconhecimento da marca

  • Monitore KPIs para ajustar campanhas em tempo real

  • Capacite a equipe para reforçar a experiência do consumidor


Empresas que implementaram soluções sensoriais também tiveram um crescimento de 20% no ticket médio das vendas. Avalie sua estratégia atual e veja onde sua marca pode evoluir.




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